Bate-Papo com Kardec do livro Viagem Espírita em 1862 

No último Bate Papo com Kardec, realizado no dia 15 de agosto de 2010, foi distribuido um livreto contendo o resumo dos três estudos realizados no evento. É com alegria que os disponibilizamos on-line para quem se interessar. Também mostramos aqui os videos que foram criados para esse evento. Ambos podem ser acessados nos links ao lado. Alternativamente os estudos podem ser baixados aqui em formato doc ou pdf.

Nestes três textos, que são fruto do estudo da mocidade do CEMFS, para o evento Bate-papo com Allan Kardec, cabe a nós reconhecer, em primeiro lugar, o quanto a obra Viagem Espírita em 1862 ainda exigirá de nós, no capítulo da percepção das sutilezas e transcendências que nela se encontram encerradas.

A escolha dos trechos abordados nos textos nos chegou devido à percepção geral de sua relevância no entendimento do ser religioso verdadeiro, em contraste com nossas costumeiras ilusões de fé que, eivadas de orgulho e vaidade, nos fazem errar desastradamente nos vários setores da vida, resultando às vezes numa atitude religiosa insincera, morna e despropositada, salientando, no entanto, a esperança e a fé na obtenção das virtudes essenciais, que nos levam a resultados opostos.

Lembramos também que os comentários são sobre a obra de Allan Kardec e não constituem instrução direta de nossa parte, pois nossa infinita incapacidade moral não nos permitiria tais arroubos infantis. Vale também ressaltar que fazem parte da dedução e experiência daqueles jovens e dos poucos adultos que participam do colegiado da Mocidade do Centro Espírita Manoel Felipe Santiago, estando, portanto, longe de ser a última palavra no assunto. Nosso objetivo, grafando este trabalho, é deixar um registro das conclusões de oito meses de estudo desses jovens sobre essa obra de Kardec, para posterior melhoramento e até correção das deduções hoje alcançadas.

 

Que Jesus nos abençoe a todos.

Mocidade do CEMFS.